Um acidente que ocorreu por volta das 8h20 na obra
do anel viário que fica sobre o rio Piracicaba, na cidade de mesmo nome (a 164
km de São Paulo), deixou ao menos cinco operários feridos e outros cinco
desaparecidos na manhã desta segunda-feira (1º). Por volta das 18h, os
bombeiros confirmaram que três corpos de pessoas que estavam sumidas foram
encontrados no fundo do rio, entretanto, ainda não foram resgatados porque
estão no meio dos escombros. Restam ainda dois desaparecidos.
As buscas e o resgate dos corpos foram
suspensas no final da tarde e serão retomadas na manhã desta terça-feira (2).
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a obra foi embargada por
tempo indeterminado.
A obra fica na rodovia do Açúcar (SP-308), km
147, junto à rodovia Laércio Corte, que liga o município a Limeira.
De acordo com a Polícia Militar, os
trabalhadores colocavam vigas sobre um pilar que estava fixado no rio, quando
elas caíram e a estrutura despencou de uma altura de cerca de dez metros de
altura.
Os
funcionários que estavam no pilar foram jogados na água e desapareceram.
Equipes de resgate realizam as buscas no local.
Dois dos cinco feridos que foram resgatados
tiveram ferimentos graves. Eles foram socorridos pelo helicóptero Águia da PM.
Todas as vítimas foram encaminhadas a hospitais da região.
As equipes de busca incluem barcos do Corpo
de Bombeiros, policiais rodoviários, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu) e policiais militares, inclusive dois helicópteros Águia.
Equipes dos bombeiros de São Carlos (SP),
Limeira (SP) e Rio Claro (SP) também ajudaram nos trabalhos de resgate.
A concessionária Rodovias do Tietê, que
administra a obra, informou que ainda está apurando o caso e que deve divulgar
notas sobre o acidente até o fim desta tarde.
Outro
caso
Em maio, outro acidente na mesma obra deixou
dois operários feridos, após o rompimento de um cabo de sustentação.
A peça se soltou e atingiu as pernas dos
trabalhadores, que ficaram pendurados a 15 metros de altura.
Em nota, o Ministério Público do Trabalho
informou que possui inquérito aberto contra a empresa responsável pela obra, a
Construtora Tardelli, desde setembro do ano passado.
Já houve dois embargos na obra do anel viário
(um em setembro, outro em abril) por irregularidades trabalhistas, relacionadas
a risco de soterramento e trabalho em altura.
"Hoje, os fiscais do Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do
Trabalhador), ambos de Piracicaba, estiveram no local e fizeram uma análise
preliminar das causas do acidente. As informações passadas ao MPT, até então,
foram as seguintes: trata-se de um erro de análise de solo. A viga que
sustentava a ponte, que ruiu (num total de 1,2 mil tonelada), era praticamente
impossível de cair, a não ser que houvesse uma movimentação no solo, que a
trouxe abaixo. Ela foi construída embaixo do rio", afirma o comunicado.
"Foi contratada uma empresa
especializada de Santos para retirá-los de lá. Será necessário o trabalho de
mergulhadores, que vão serrar as estruturas de concreto. Os relatórios serão
remetidos ao MPT, que vai analisar a responsabilidade da empresa. Outros órgãos
devem ser envolvidos na investigação, como a Polícia Civil", finaliza o
MPT.
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