sexta-feira, 5 de julho de 2013

Capacitação profissional em novas tecnologias e ferramentas virtuais de projeto combatem a escassez de mão de obra qualificada em todos os níveis da construção civil


Qualificação de arquitetos e projetistas é vantagem no concorrido mercado de trabalho e favorece a inovação e produtividade nos escritórios

A falta de qualificação de profissionais na construção civil que afeta a produtividade do setor é um tema recorrente. Em recente Sondagem da Indústria da Construção desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, 42,5% das empresas da construção civil apontaram a falta de trabalhador qualificado como o segundo principal problema do setor. Embora muito se fale da capacitação no canteiro de obras, especialistas e titulares de escritórios de arquitetura afirmam que o déficit engloba profissionais que atuam em todas as fases de um empreendimento, desde a concepção do projeto, passando pela construção até chegar à manutenção do dia-dia durante a fase de uso das edificações. 

Ernani Maia, arquiteto titular da Maia Projetos e Gerenciamento, relata dificuldades em contratar profissionais qualificados – desde arquitetos para o desenho de projetos a engenheiros para o gerenciamento de obras. “Existe a preocupação com a qualificação de mão de obra dos canteiros, por exemplo, mas a qualificação para o projeto é essencial e anterior a isto, pois se o projeto estiver mal concebido, nem o melhor funcionário da obra poderá executar”. Há 15 quinze anos, percebendo a carência de seus colaboradores no uso do computador como ferramenta de projeto, Ernani fundou o InCAD – Instituto de Capacitação em Arquitetura e Design, que até hoje já formou mais de 13.000 alunos em cursos como AutoCAD 2D e 3D, Revit, SketchUp, Detalhamento de Projetos e certificações Autodesk, sempre mantendo o foco nas melhores práticas de mercado e situações reais de um escritório de arquitetura. 

OPORTUNIDADE

No atual contexto setorial de crescimento reduzido – comparado aos anos anteriores – a capacitação e requalificação profissional se tornam oportunas tanto aos profissionais quanto às empresas. Para arquitetos, designers e projetistas a requalificação é sinônimo de oportunidade rumo a um destaque no concorrido mercado de trabalho, enquanto a familiaridade com novas tecnologias favorece a inovação e aumento de produtividade nos escritórios de arquitetura.

Douglas Ribeiro, ex-aluno do InCAD, investiu nos cursos quando ainda era estudante e sua qualificação o ajudou a conseguir seu primeiro estágio em projetos de expansão de uma empresa multinacional do setor atacado de alimentos. Atualmente na posição de arquiteto, o profissional acredita que sua formação complementar foi também essencial para a progressão de sua carreira. Douglas fez diversos cursos no InCAD, entre os quais AutoCAD 2D, AutoCAD 3D, 3ds Max Essencial e três cursos do módulo Práticas de Mercado: Revit, 3ds Max Fotorrealismo e AutoCAD Detalhamento – este último realizado com bolsa da empresa que investiu em seu desenvolvimento profissional. O arquiteto aplica os conhecimentos adquiridos diariamente e destaca o curso de AutoCAD Detalhamento, que possibilitou um avanço nos projetos executivos desenvolvidos e garantiu a compatibilização e o consequente sucesso de um projeto internacional. 

Sobre o InCAD 


O InCAD – Instituto de Capacitação em Arquitetura e Design é uma escola voltada ao ensino complementar e extensivo das diversas ferramentas computacionais e projetuais para a complementação da formação de Arquitetos, Designers e Publicitários. Todos os cursos são ministrados por profissionais que atuam na área, o que garante o aprendizado pleno e com as especificidades que o mercado exige. Turmas reduzidas, cursos com duração média de 40 horas em um ambiente que estimula o aprendizado da teoria por meio da integração e vivência com práticas de produção arquitetônica estão entre os principais diferenciais de ensino do InCAD – Instituto de Capacitação em Arquitetura e Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário