quarta-feira, 3 de julho de 2013

Desabamento de viga de concreto deixa pelo menos três mortos no interior de São Paulo



Acidente aconteceu na obra do anel viário que está sendo construído em Piracicaba. O Ministério do Trabalho e Emprego embargou a obra até que as falhas de segurança sejam resolvidas


Rodrigo Louzas
A queda de vigas de uma ponte da obra do anel viário que está sendo construído em Piracicaba, interior de São Paulo, nesta segunda-feira (1) deixou pelo menos três mortos, segundo informações do Corpo de Bombeiros e de trabalhadores do local. Duas pessoas permanecem desaparecidas e cinco ficaram feridas. O Contorno de Piracicaba terá nove quilômetros de extensão, sete viadutos, uma ponte (local do acidente) sobre o Rio Piracicaba, uma galeria na estrada do Monte Alegre e dois grandes dispositivos de acesso e retorno. O tráfego estimado é de 12 mil veículos por dia.
Uma coluna de sustentação da obra, que fica na rodovia do Açúcar (SP-308), km 147, junto à rodovia Laércio Corte, se rompeu, derrubando vigas da obra dentro do Rio Piracicaba, onde estavam os funcionários. De acordo com a Polícia Militar, os operários foram jogados na água e desapareceram.
O presidente do Sindicato da Construção Civil de Piracicaba e Região, Milton Costa, disse que o acidente foi causado por problemas de engenharia na obra. Ainda segundo Milton, já havia um inquérito aberto contra a empresa responsável, a construtora Tardelli, por um acidente no mesmo local em maio deste ano. Na ocasião, um cabo de sustentação se soltou e atingiu as pernas dos trabalhadores que ficaram pendurados a 15 metros de altura por cerca de duas horas, até o resgate do Corpo de Bombeiros.
Em nota, o Ministério Público do Trabalho informou que já existia dois embargos na obra do anel viário, um em setembro do ano passado e outro em abril deste ano, por irregularidades trabalhistas, relacionadas a risco de soterramento e trabalho em altura.
"Hoje, os fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), ambos de Piracicaba, estiveram no local e fizeram uma análise preliminar das causas do acidente. As informações passadas ao MPT, até então, foram as seguintes: trata-se de um erro de análise de solo. A viga que sustentava a ponte, que ruiu (num total de 1,2 mil tonelada), era praticamente impossível de cair, a não ser que houvesse uma movimentação no solo, que a trouxe abaixo. Ela foi construída embaixo do rio", afirma o comunicado.
Também em nota oficial, a empresa Rodovias do Tietê lamentou o ocorrido: "A concessionária Rodovias do Tietê lamenta o acidente ocorrido nas obras de construção da ponte sobre o Rio Piracicaba. A empresa considera a ocorrência uma fatalidade e vai aguardar os laudos da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho sobre a causa do acidente. A concessionária afirma que não medirá esforços para colaborar com a apuração dos fatos."
A construtora Tardelli ainda não se pronunciou pelo caso.
O Ministério do Trabalho e Emprego embargou a obra até que as falhas de segurança sejam resolvidas. Foram investidos R$ 79 milhões na obra e o anel viário estava previsto para ser concluído no final de 2013.


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