Acidente aconteceu na obra do anel viário que está sendo
construído em Piracicaba. O Ministério do Trabalho e Emprego embargou a obra
até que as falhas de segurança sejam resolvidas
Rodrigo Louzas |
A queda de vigas de uma ponte da obra do
anel viário que está sendo construído em Piracicaba, interior de São Paulo,
nesta segunda-feira (1) deixou pelo menos três mortos, segundo informações do
Corpo de Bombeiros e de trabalhadores do local. Duas pessoas permanecem
desaparecidas e cinco ficaram feridas. O Contorno de Piracicaba terá nove
quilômetros de extensão, sete viadutos, uma ponte (local do acidente) sobre o
Rio Piracicaba, uma galeria na estrada do Monte Alegre e dois grandes
dispositivos de acesso e retorno. O tráfego estimado é de 12 mil veículos por
dia.
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Uma coluna de sustentação da obra, que fica
na rodovia do Açúcar (SP-308), km 147, junto à rodovia Laércio Corte, se
rompeu, derrubando vigas da obra dentro do Rio Piracicaba, onde estavam os
funcionários. De acordo com a Polícia Militar, os operários foram jogados na
água e desapareceram.
O presidente do Sindicato da Construção Civil
de Piracicaba e Região, Milton Costa, disse que o acidente foi causado por
problemas de engenharia na obra. Ainda segundo Milton, já havia um inquérito
aberto contra a empresa responsável, a construtora Tardelli, por um acidente no
mesmo local em maio deste ano. Na ocasião, um cabo de sustentação se soltou e
atingiu as pernas dos trabalhadores que ficaram pendurados a 15 metros de
altura por cerca de duas horas, até o resgate do Corpo de Bombeiros.
Em nota, o Ministério Público do Trabalho
informou que já existia dois embargos na obra do anel viário, um em setembro do
ano passado e outro em abril deste ano, por irregularidades trabalhistas,
relacionadas a risco de soterramento e trabalho em altura.
"Hoje, os fiscais do Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do
Trabalhador), ambos de Piracicaba, estiveram no local e fizeram uma análise
preliminar das causas do acidente. As informações passadas ao MPT, até então,
foram as seguintes: trata-se de um erro de análise de solo. A viga que
sustentava a ponte, que ruiu (num total de 1,2 mil tonelada), era praticamente
impossível de cair, a não ser que houvesse uma movimentação no solo, que a
trouxe abaixo. Ela foi construída embaixo do rio", afirma o comunicado.
Também em nota oficial, a empresa Rodovias do
Tietê lamentou o ocorrido: "A concessionária Rodovias do Tietê lamenta o
acidente ocorrido nas obras de construção da ponte sobre o Rio Piracicaba. A
empresa considera a ocorrência uma fatalidade e vai aguardar os laudos da
Polícia Civil e do Ministério do Trabalho sobre a causa do acidente. A
concessionária afirma que não medirá esforços para colaborar com a apuração dos
fatos."
A construtora Tardelli ainda não se
pronunciou pelo caso.
O Ministério do Trabalho e Emprego embargou a
obra até que as falhas de segurança sejam resolvidas. Foram investidos R$ 79
milhões na obra e o anel viário estava previsto para ser concluído no final de
2013.
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